Quando se trata de serviços gráficos, há sempre muitos termos específicos que confundem algumas pessoas. Alguns deles referem-se a banner, faixas e lonas.
Parece que é tudo a mesma coisa, mas tem algumas diferenças que você precisa saber para saber qual o melhor material a escolher. Assim, fica mais fácil fazer uma publicidade e divulgação usando o aparato certo.
Veja também: 7 materiais impressos que não podem faltar em sua marca!
O que é banner?
Banner é um tipo comum que você pode ver em muitos lugares, desde portões até muros, postes e demais locais em que se faz necessária a propaganda de determinado produto ou serviço.
É o mais tradicional, feito geralmente com laminação fosca, acabamento de madeira, ponta de plástico e corda de nylon em todas as partes, da inferior à superior.
O tamanho de um banner pode variar bastante, desde aqueles enormes até a versão mini, tudo depende das informações que serão colocadas no cartaz.
Quanto à fixação, é fácil e geralmente pode ser colocado em qualquer lugar, inclusive vias públicas e de grande movimentação.
Muitas lojas usam banners para fazer propagandas chamativas e de grande impacto, sobretudo no anúncio de datas comemorativas e promoções imperdíveis.
É bastante comum em lojas, para inaugurações ou eventos diversos.
O que é faixa?
Faixa é um material mais prático e versátil, com custo mais baixo em relação ao banner.
São produzidas com acabamento de madeira, laminação fosca, ponta de plástico e corda de nylon.
A qualidade, porém, é inferior a de um banner, mesmo porque não é tão resistente quanto a outra versão.
Seu uso também é flexível e para os mais variados objetivos. É comum vermos faixas em postes, paredes, muros e locais públicos em geral.
Além de simples de confeccionar, é economicamente mais viável o que se torna um ótimo investimento para muitas pessoas.
Então, se quiser gastar pouco, vale a pena optar por uma faixa em vez de um banner, apenas lembrando que ela não terá a mesma durabilidade, se desgastará mais rápido.
O que é lona?
Lona tem três tipos básicos que mudam conforme suas características: backlight, frontlight e canvas. A primeira tem alta qualidade e resistência, produzida em impressão digital sob uma estrutura metálica.
A iluminação vem de dentro e garante que a publicidade seja vista sob diferentes perspectivas, ótima para locais públicos, como letreiros luminosos.
Já a lona frontlight tem iluminação e arte frontal, com braços e refletores.
O modo de produção e o design são os mesmos da backlight, o que muda apenas é a iluminação. Seu uso é comum em comércios e para placas em geral.
Por fim, a lona canvas tem acabamento em acrílico, algodão resinado, contra mofo e produzida em impressão digital.
É para aqueles casos em que se deseja destacar e transformar a publicidade em arte, já que chama bastante atenção e pode ser feita em diversas medidas, flexível e maleável para os mais variados traços.
Tradicional em consultórios médicos, exposições e ambientes corporativos.
Bom, essas são as diferenças gerais de cada opção. Escolha a melhor pra você e, se tiver qualquer dúvida, consulte a Graficonauta.
Até mais!