Psicologia das cores: use para fortalecer seu marketing e sua marca

Saber pelo menos o básico da psicologia das cores é essencial para trabalhar o marketing na área gráfica.

Estar por dentro do assunto te leva a criação de artes que irão valorizar sua marca e trazer destaque as suas artes.

No mundo do marketing, cada detalhe de uma peça de divulgação tem importância, por que é nele que está sendo oferecido seu produto ou serviço e pode mudar o estímulo do consumidor quanto a sua marca.

As cores no Marketing

Apesar de muitos designers ainda não darem o devido valor as cores na hora de criar uma arte, pequisas indicam que 93% dos consumidores acham que a aparência visual de uma arte gráfica é o fator que mais contribui para sua decisão de compra.

Em média, a cor representa 85% de poder na sua decisão de compra, uma grande fatia não acha?

Portanto, trabalhar bem as cores deve ser uma das prioridades em qualquer projeto gráfico.

Existem oito emoções primárias: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria. Nelas estão os pontos positivos e negativos de cada variação e tons de cor.

Geralmente os softwares de criação, apresentam palheta de cores, recheadas de todos os tons de cor possíveis para você realizar um trabalho de alta qualidade.

Desde de composições análogas, monocromáticas, complementares, dentre outras, etc.

O significado das cores

Aprender sobre o conceito de cada cor e como elas podem interferir em suas artes lhe ajudar a melhorar seus resultados.

Conheça um pouco do que representam as quatro principais cores abaixo:

Vermelho

O vermelho é uma das cores mais usadas no mercado, podendo significar paixão ou fome.

Marcas como o Burger King e o McDonalds possuem esta cor em sua logo.

A cor vermelha também está muito presente em promoções de lojas de varejo, por que tende a estimular a ação de compra dos consumidores.

Amarelo

O amarelo assim como o vermelho, é um estimulante de apetite, várias marcas de fast-food, pizzarias e restaurantes tem esta cor em destaque em suas peças gráficas. 

Usada de forma isolada, essa cor também transmite otimismo e acolhimento, por isso é usada para sinalizar situações de atenção e cuidado.

Verde

O verde tem grande referência a natureza e meio ambiente, mas também é usada para trazer sensações de equilíbrio, harmonia e saúde.

É geralmente usada em lojas, hospitais e centros de saúde por passar uma sensação de conforto e calma aos visitantes e pacientes.

Azul

O azul traz uma sensação de higiene e é capaz de estimular a criatividade num ambiente, transmitindo sensações de sucesso e conquista.

Por isso, o azul-escuro é muito usado no meio corporativo por passar um ar de poder e confiança. Pesquisas indicam que usar o azul em suas peças gráficas reforçam a confiança dos clientes em sua marca.

Conclusão

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O significado das cores

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