Para criar uma boa arte, é preciso entender qual o objetivo da peça e qual é o público-alvo da mesma.
O projeto deve ser desenvolvido de acordo com o briefing e ter como objetivo angariar novos clientes, impulsionando a venda de certo produto ou anunciando uma promoção, entre outros.
Desenvolver uma arte de qualidade é muito importante e requer a atenção a certos detalhes para ajudá-la a ter uma ótima qualidade e atingir o seu objetivo. Confira as dicas:
Equilibre as cores
É importante que as cores utilizadas na arte tenham alguma relação entre as atividades desenvolvidas pela empresa e também com a ideia que a arte quer passar.
Cada cor tem características próprias e gerando sensações diferentes. Trabalhe bastante as cores para não exagerar nas saturações.
Use imagens de boa qualidade e de fácil compreensão
O erro mais comum na hora de criar uma boa arte é a inserção de imagens que não tem nada a ver com a peça. Isso faz a arte fugir de seu propósito.
Procure imagens que tenham identificação com o objetivo da peça e que sejam facilmente compreendidas pelo público.
Se atente também aos direitos da imagem, confira se elas são gratuitas ou se são protegidas por direitos autorais para não ter nenhum problema nessa questão.
Escolher uma pessoa pública para representar a sua marca também pode ser uma boa opção. A inserção da imagem dessa pessoa na arte pode chamar atenção do público, mas pense bem na escolha, ela deve ser relacionada com a atuação da sua empresa.
Confira também como criar artes gráficas impecáveis.
Aplique a regra: Menos é mais!
Distribua os textos, imagens e outros elementos na arte sem exageros. Buscando sempre simplificar os textos, optando por exemplo, por frases de efeito.
Faça uma arte que vise a praticidade com informações destacadas e bem distribuídas para serem lidas rapidamente por seus clientes e atrair o seu interesse.
Busque aplicar contraste entre as cores para que o público preste mais atenção em determinados elementos mais importantes de sua arte.
Artes mais limpas e informativas passam mais confiança e credibilidade sobre seu trabalho.
Por isso não encha o espaço com muita informação, diversas cores e muitas imagens. Use a regra dos terços para balancear a arte.
Use fontes fáceis de serem lidas
As fontes, assim como as imagens, devem ser bem escolhidas, sendo usadas de forma correta na arte.
Usar muitas fontes como diferentes efeitos, tamanhos e detalhes não é aconselhável e pode tirar a atenção de informações da sua arte.
Busque manter um padrão visual
É importante criar um padrão visual em suas artes para que seu cliente reconheça sua empresa, assim que tiver acesso a um novo material.
Busque utilizar os mesmos tons de cor, fontes e imagens para que possam associar sua empresa a determinado estilo visual.
Crie personas!
Personas são exemplos fictícios criando com base em pesquisas que ajudam a nortear seu público-alvo.
Definir personas pode auxiliar muito na hora de criar artes, já que você terá informações importantes para fazer o direcionamento do layout para determinado público.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça as coberturas da Graficonauta.