Muitos designers e profissionais de comunicação ainda pecam quando o assunto é trabalhar uma arte digital em uma arte impressa.
De certa maneira, a internet tomou conta do mundo corporativo é claro, mas ter materiais impressos personalizados de sua empresa para distribuir para seus clientes podem chamar bastante a atenção dos consumidores.
E para que isso aconteça, o cuidado com as imagens escolhidas para impressão é essencial.
É importantíssimo que as empresas possuam materiais impresso por que eles são garantia de bons resultados, claro, se forem bem produzidos.
Muitos empreendedores apostam na produção de flyers, cartões de visita, catálogos, agendas, entre outros materiais que podem ajudar a construir uma forte imagem de suas marcas no mercado.
Nesse texto, vamos dar algumas dicas para lhe ajudar na hora de escolher as imagens que farão parte de seus novos impressos, para evitar erros e fazer com que você atraia mais clientes, confira:
Use imagens coerentes e representativas
Nossa primeira dica é que você leve em conta dois pontos importantes na hora da escolha de imagens para impressão, são elas: coerência e representatividade. É preciso ter a certeza de que a imagem escolhida irá passar para o cliente, a mensagem que você espera.
Esse ponto é muito importante para sair do clichê. Por exemplo, se você possui uma loja de calçados esportivos, você pode apostar em usar uma foto que mostre um homem ou uma mulher correndo num parque em vez de utilizar simplesmente uma foto de um tênis com fundo branco ou um close do tênis.
Ainda nesse exemplo, você pode notar que a imagem de alguém fazendo atividade física e utiliza um dos tênis vendidos por sua empresa, passa além de uma coerência com o assunto, também uma representatividade sobre seu negócio. Sua marca se posiciona a favor de uma vida saudável.
Confira também dicas para personalizar embalagens.
Tenha alguns cuidados antes de imprimir sua arte
Depois de escolher uma imagem coerente e representativa, é hora de tomar alguns cuidados e preparar o arquivo para impressão.
Afinal, todos nós sabemos que a imagem vista pelo computador é diferente do que a impressa no papel, então todo cuidado é pouco.
O primeiro ponto que difere entre uma imagem digital e uma imagem impressa é o padrão de cores.
O RGB é mais usado para imagens digitais, mas o CMYK é o ideal para impressões, por isso não esqueça de converter o seu arquivo para esse padrão e fazer os ajustes necessários na imagem após a mudança.
Outro ponto a ser observado é a resolução da foto. Isso importa bastante na impressão e se você quiser ter imagens nítidas é preciso se atentar a isso. A resolução mínima para impressões é de 300 dpi (densidade por pixels), assim sua imagem manterá a qualidade, mesma que seja ampliada.
Neste ponto, muitas pessoas erram e criam imagens com 72 dpi de resolução, o que faz com que as fotos percam muita qualidade na hora da impressão.
E aí, conseguiu entender como escolher uma boa imagem para impressão? É simples, basta ter essas dicas em mente na hora de imprimir seus materiais.
Materiais impressos ainda chamam a intenção
Muitos designers e profissionais de comunicação ainda pecam quando o assunto é trabalhar uma arte digital em uma arte impressa.
De certa maneira, a internet tomou conta do mundo corporativo é claro, mas ter materiais impressos personalizados de sua empresa para distribuir para seus clientes podem chamar bastante a atenção dos consumidores.
E para que isso aconteça, o cuidado com as imagens escolhidas para impressão é essencial.
É importantíssimo que as empresas possuam materiais impresso por que eles são garantia de bons resultados, claro, se forem bem produzidos.
Muitos empreendedores apostam na produção de flyers, cartões de visita, catálogos, agendas, entre outros materiais que podem ajudar a construir uma forte imagem de suas marcas no mercado.
Nesse texto, vamos dar algumas dicas para lhe ajudar na hora de escolher as imagens que farão parte de seus novos impressos, para evitar erros e fazer com que você atraia mais clientes, confira:
Use imagens coerentes e representativas
Nossa primeira dica é que você leve em conta dois pontos importantes na hora da escolha de imagens para impressão, são elas: coerência e representatividade.
É preciso ter a certeza de que a imagem escolhida irá passar para o cliente, a mensagem que você espera.
Esse ponto é muito importante para sair do clichê. Por exemplo, se você possui uma loja de calçados esportivos, você pode apostar em usar uma foto que mostre um homem ou uma mulher correndo num parque em vez de utilizar simplesmente uma foto de um tênis com fundo branco ou um close do tênis.
Ainda nesse exemplo, você pode notar que a imagem de alguém fazendo atividade física e utiliza um dos tênis vendidos por sua empresa, passa além de uma coerência com o assunto, também uma representatividade sobre seu negócio. Sua marca se posiciona a favor de uma vida saudável.
Confira também dicas para personalizar embalagens.
Tenha alguns cuidados antes de imprimir sua arte
Depois de escolher uma imagem coerente e representativa, é hora de tomar alguns cuidados e preparar o arquivo para impressão. Afinal, todos nós sabemos que a imagem vista pelo computador é diferente do que a impressa no papel, então todo cuidado é pouco.
O primeiro ponto que difere entre uma imagem digital e uma imagem impressa é o padrão de cores.
O RGB é mais usado para imagens digitais, mas o CMYK é o ideal para impressões, por isso não esqueça de converter o seu arquivo para esse padrão e fazer os ajustes necessários na imagem após a mudança.
Outro ponto a ser observado é a resolução da foto. Isso importa bastante na impressão e se você quiser ter imagens nítidas é preciso se atentar a isso.
A resolução mínima para impressões é de 300 dpi (densidade por pixels), assim sua imagem manterá a qualidade, mesma que seja ampliada.
Neste ponto, muitas pessoas erram e criam imagens com 72 dpi de resolução, o que faz com que as fotos percam muita qualidade na hora da impressão.
E aí, conseguiu entender como escolher uma boa imagem para impressão? É simples, basta ter essas dicas em mente na hora de imprimir seus materiais.
Gostou? Confira mais sobre o tema e assuntos relacionados em nosso blog. Conheça as coberturas da Graficonauta.