Uma das melhores maneiras para fidelizar mais clientes é a entrega de brindes na venda de produtos. Independente do tamanho e do segmento da empresa, ela pode investir nessa estratégia para crescer mais rápido no mercado.
Os brindes além de serem baratos para serem produzidos, representando um investimento baixo, podem gerar grande valor na divulgação e no fortalecimento do posicionamento de marca.
Estes materiais costumam ser bastante úteis e por isso são utilizados no dia a dia e isso conta muito para o crescimento da marca no mercado, afinal quem não é visto, não é lembrado.
Conheça os seus clientes
Mesmo com todas essas vantagens, antes de investir em brindes, os empreendedores deve conhecer seus clientes e entender seus perfis para não errar na hora de oferecer esses materiais para eles.
Os consumidores se tornaram muito mais exigentes e por isso, não só como em produtos, mas também em relação aos brindes é essencial que eles sejam de sua preferência.
Sair distribuindo brindes aleatoriamente pode ser uma péssima ideia, já que o público pode não gostar dos materiais por diversos motivos, seja pelo visual desagradável, pela qualidade aquém do esperado ou mesmo pela peça não ser útil para ele.
Confira os três principais perfis de clientes (a lista vale para empresas de qualquer segmento) e veja quais brindes tendem a agradá-los:
Clientes mais exigentes
Esse perfil de cliente costuma cobrar por uma experiência de compra única. Para ele, dinheiro não é empecilho e justamente por isso, a empresa deve ter produtos de primeira qualidade para conquistá-lo.
Geralmente, esse tipo de cliente tem suas marcas prediletas e não costuma fazer grandes pesquisas antes de comprar qualquer coisa pela internet ou em lojas físicas.
Resumindo, esse cliente pode pagar muito e muitas vezes faz compras por impulso.
Para agradá-lo, você pode oferecer brindes como: mochila, pen drive, necessaire, pasta ou mesa para notebook, entre outros. Todos estes materiais são muito úteis para o dia a dia, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
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Clientes que buscam o melhor investimento
Ao contrário do perfil acima, o cliente que foca no investimento, ou seja, em adquirir produtos com o melhor custo-benefício, não costumam pagar caro ou muito por qualquer material.
Geralmente, pesquisam bastante e levam em conta a utilidade e o preço dos produtos para comprá-los.
Para agradá-lo, você pode apostar em brindes mais simples e úteis como pôsteres, marca páginas, canetas e até calendários de mesa ou de parede.
Cliente antenado
O cliente antenado é aquele que está sempre ligado e acompanha as tendências do mercado.
Geralmente, eles costumam buscar comprar produtos de boa durabilidade e que sejam visualmente “bonitos”.
Apesar de o preço não é sua principal preocupação, os clientes antenados não compram os produtos mais caros logo de primeira, eles costumam testar produtos de diversos concorrentes e optam pelo qual melhor se adaptaram.
Para agradá-lo, você deve apostar em brindes úteis e que podem ser personalizados para ter uma estética impecável como camisetas, canecas, cadernos, etc.
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