As gráficas digitais chegaram no mercado para facilitar a vida dos clientes. Também conhecida como gráfica rápida, a gráfica digital é uma versão mais inteligente e moderna da indústria gráfica.
Com o poder do online, essas gráficas conseguem oferecer um melhor custo-benefício, reduzem o prazo de produção e otimizam a experiência do cliente. Então, se você precisa de impressão rotineiramente, pode aproveitar essa novidade para suprir as suas necessidades.
O que faz uma gráfica digital?
A gráfica digital utiliza equipamentos digitais para executar seus trabalhos. Basicamente, o processo é parecido com uma gráfica offset, mas o custo e o tamanho dos equipamentos de uma gráfica digital são bem menores.
Nestas gráficas, o objetivo é unir dois fatores cruciais: a qualidade e velocidade de impressão oferecidas a um baixo custo. Dessa forma, um cliente consegue imprimir materiais de diversos tipos em alta qualidade e com valor mais acessível.
Então, se você precisa fazer algumas impressões de teste, por exemplo, recorrer a gráfica digital é a melhor saída para economizar. Essas gráficas fazem todo o tipo de impressão, por lá, é possível realizar a impressão de envelopes, cardápios, adesivos, cartões de visitas e outros diversos tipos de impressos.
Confira também: 5 impressos indispensáveis para quem está começando um negócio
Quais são os principais benefícios de uma gráfica digital?
Depois de entender o que é e o que faz uma gráfica digital, é hora de compreender quais são as principais vantagens que elas oferecem. Assim, você consegue entender por que elas se tornaram tão competitivas no mercado gráfico. Confira:
Impressão rápida
As gráficas digitais também são conhecidas como gráficas rápidas. Isso acontece por o ritmo de impressão é bem mais ágil em relação as gráficas offset. O motivo de toda essa agilidade é bem simples, a transferências das imagens para o impresso é feita através do processamento digital dos arquivos, assim todas as cores são passadas de uma só vez para o substrato.
Com isso, diferente do que acontece numa gráfica offset, não é preciso fazer acertos de máquinas e nem gravar matrizes. Basta ligar a impressora ao computador, selecionar os arquivos a serem impressos e pronto! Em alguns minutos, as impressões ficam prontas.
Melhor custo-benefício
Os preços das gráficas digitais costumam ser bem mais acessíveis. Isso é possível porque os equipamentos de impressão digital são mais ágeis e menos custosos. Dessa maneira, o preço para produzir em grandes, médias e pequenas tiragens é bem menor.
Usando uma gráfica digital, o cliente consegue realizar a impressão de uma única unidade a um valor bem mais em conta. O digital elimina boa parte do processo convencional de produção de uma gráfica offset, isso reduz os custos consideravelmente e torna a gráfica digital uma excelente opção para quem precisa de impressão de pequenas e médias tiragens.
Possibilidade de personalização
A gráfica digital permite uma comunicação bem mais eficiente com o público. Como a grande vantagem destas gráficas é a impressão de pequenas e médias tiragens, o cliente consegue personalizar melhor suas e investir em uma linguagem mais atrativa e focada no seu cliente.
Estes são os principais benefícios que uma gráfica digital pode trazer para o seu negócio. Se você precisa de materiais impressos com frequência, a dica é escolher este tipo de gráfica para atender as suas necessidades. Tenha mais rapidez e melhor custo-benefício ao seu favor!
Gostou deste artigo? Confira também: Como embalagens agregam valor a sua marca?