Todo profissional que se preze deve ter um cartão de visitas para apresentar a clientes, fornecedores e parceiros. Esse material é uma forma eficiente de divulgação e pode ajudar você a ser mais requisitado para trabalhos, além de deixá-lo mais conhecido no mercado.
Porém, muitas pessoas cometem alguns erros que acabam destruindo essa estratégia, fazendo com que o cartão de visita não parece profissional e não tenha a credibilidade necessária para atrair cliente.
Se você é uma dessas pessoas e já percebeu que as pessoas não levam seu cartão a sério, desistindo ou rechaçando as possibilidades de fechar novos negócios, temos algumas dicas sobre quais erros você não deve cometer para ter um cartão de visita de primeira qualidade. Confere aí:
Excesso de informação
Esse é um erro bastante comum de quem prepara seus primeiros cartões de visita. Bom, mesmo que seja um material impresso, muitas vezes o cartão é responsável pelo primeiro contato físico com o cliente, é nele que o consumidor poderá ver informações sobre o seu trabalho.
E para que os clientes consigam lhe dar credibilidade, as informações precisam ser claras, ele precisa saber exatamente qual é a sua profissão, quais serviços ou produtos você vende e como ele pode entrar em contato com você.
Por isso, as informações do cartão de visitas devem ser básicas e introdutórias. O ideal é que você coloque apenas o seu nome e função, logo do seu negócio, liste dois ou três principais serviços se necessário, se possível uma foto sua (de preferência no verso do cartão) e seus contatos como e-mail, telefone, etc.
Lembre-se que o cartão é o primeiro contato, então ele não deve conter todas as informações que o cliente busca. Quem se interessar pelos seus serviços irá entrar em contato pelos meios listados no cartão e aí poderá saber mais sobre o que ele procura.
Confira também quais são os melhores materiais impressos para agências.
Combinações de cores estranhas
Muitas pessoas pensam em fazer cartões de visita bastante coloridos, utilizando uma fonte para cada informação e elementos que o material conter. Bom, isso é um grande erro! Assim como, ter um cartão com muita informação, ter um cartão com cores que destoam também não irá atrair clientes.
Ao contrário do que a grande maioria pensa, usar elementos chamativos e cores muito fortes não são fatores que agradem os clientes. A dica aqui é manter um padrão de organização mais limpo. Para fazer isso, é preciso se valer da máxima: menos é mais!
Evite utilizar elementos chamativos, use apenas a logo da sua empresa no cartão de visitas. A partir daí, escolha duas de sua identidade visual para fazer o cartão. A cor mais clara servirá para o fundo do cartão de visita e a mais escura para a fonte de seu nome e outras informações.
O que também pode ser acrescentado ao seu cartão, para atrair atenção a certas informações é o uso de ícones em miniatura. Por exemplo, na parte de contatos, você pode escolher um ícone de e-mail, um de telefone e até usar a logo do Whatsapp, se for o caso.
Como os ícones já são bastante conhecidos, você deixará claro para os clientes onde está cada informação e isso não pesará no visual do seu cartão de visita.
Gostou das dicas? Confira mais em nosso blog e conheça as coberturas da Graficonauta.