Criar uma arte bonita não adianta se a impressão for feita de forma errada. Isso acontece bastante nas impressões em grandes formatos.
É preciso achar uma gráfica de confiança, que possa indicar o melhor material para a impressão que você deseja.
Uma impressão perfeita passa pela escolha do substrato correto.
O substrato é o suporte onde a sua imagem será impressa e escolhê-lo da maneira certa é essencial para garantir a qualidade da impressão.
Pensando nisso, fizemos esse texto para que você possa conhecer os principais materiais para cada tipo de impressão, veja nossa lista abaixo:
Lona
A Lona é um tipo de tecido bastante resistente e durável.
É um substrato indicado para a impressão de imagens em banners e faixas, tanto para ambientes externos como internos.
Este material possui os acabamentos brilhoso e fosco. O brilhoso é ideal para ambientes externos por dar realce a uma gama maior de cores.
Dessa forma, se o seu banner, por exemplo, for bastante colorido, este acabamento é mais indicado.
O acabamento fosco é mais recomendado para ambientes internos, por serem locais onde bate menos luz, a qualidade da imagem pode ser preservada e assim durar em perfeito estado por mais tempo.
Confira também: 6 motivos para apostar em materiais impressos.
Canvas
O Canvas é um tecido sintético, ideal para usar em quadros decorativos, pinturas, etc. Por ser bastante resistente e maleável, este material acaba dando um efeito de tela para as imagens.
Em outras palavras parece que a arte foi criada a mão e não digitalmente.
Lona Backlight
Esse material é um derivado da lona e se caracteriza por ser translúcido, ou seja, permite a passagem de luz sobre a imagem, mas não permite a visão de outros objetos por trás dela.
Sendo assim, é possível refletir para ambos os lados a mesma arte. Por isso, esse tipo de substrato geralmente possui iluminação embutida e criar um efeito diferenciado.
A lona backlight é bastante usada para impressão de artes para totens de rua como os de ponto de ônibus e também letreiros de lojas.
Papel Couché
O papel couché é um material utilizado para impressões de diversos tipos.
Esse material possui alta qualidade que aumenta conforme a sua gramatura e preserva as cores e as características das imagens por bastante tempo.
Assim como a lona possui acabamento fosco e brilhoso. O brilhoso é indicado para imagens coloridas por deixar as cores mais vivas.
Já o acabamento fosco não reflete a luz, o que deixa a imagem mais original e a sua impressão costuma ser um pouco mais barato do que o brilhoso nas gráficas.
O papel couché pode ser utilizado para a impressão de folders, cartões de visitas, cartazes, pôsters, cardápios, encartes, etc.
Sendo um dos substratos mais flexíveis para a impressão em grandes formatos.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça as coberturas da Graficonauta.