A pandemia de coronavírus está mudando nossos os hábitos. Um dos novos hábitos que o surto de COVID-19 trouxe foi o uso de máscaras. E como uma prática nova no Brasil, muitas pessoas possuem dúvidas sobre as máscaras. Afinal, qual material devo usar? Qual é o nível de proteção de cada uma das máscaras?
E claro, diferentes pessoas tem necessidades diferentes. Os profissionais da saúde precisam de uma máscara mais reforçada, por exemplo. Pessoas que trabalham em outros serviços essenciais como supermercados e padarias precisam de máscaras com maior nível de proteção do que quem não precisa sair todos os dias.
Para lhe ajudar a entender e adotar a melhor máscara para as suas necessidades, fizemos este artigo, então leia até o fim e não “marque bobeira” nessa quarentena. Se proteja! Confira as dicas para o uso de máscaras de acordo com as seguintes necessidades:
Confira também: Com essas dicas você passa pela crise.
Quem está de quarentena e não só está saindo de casa para atividades essenciais
Boa parte das pessoas estão ficando a maior parte da quarentena em casa. Pela facilidade de trabalhar em home office ou mesmo pelas normas que obrigam o fechamento de estabelecimentos comerciais e funções autônomas nas ruas, a maior parte das pessoas podem ficar mais em casa.
Geralmente, ao cumprir a quarentena com rigidez, essas pessoas só saem de casa para atividades essenciais como ir ao mercado ou á farmácia e pegar algum pedido de delivery no portão de casa.
Nestes casos, o Ministério da Saúde, seguindo as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendam o uso de máscaras de tecido que podem ser feitas em casa ou compradas em negócios locais pela internet. Estas máscaras são bem baratas e tem um bom nível de proteção, caso a pessoa siga outras dicas, como por exemplo:
- Manter o distanciamento social
- Não tocar com as mãos no tecido da máscara, principalmente, próximo a nariz e boca
Quem precisa sair todos os dias por trabalhar em um serviço essencial
Se você precisa sair de casa todos os dias e convive com outros familiares diariamente, as máscaras de tecido não são as mais apropriadas para a sua segurança. As máscaras que oferecem o maior nível de proteção são as N95, mas devido a escassez desse tipo, elas estão sendo indicadas somente para profissionais de saúde que lidam diariamente com infectados pela COVID-19.
Outros profissionais de áreas essenciais como supermercados, padaria, distribuidoras de alimentos, jornalismo, transporte e limpeza, por exemplo, podem optar por máscaras com materiais mais resistentes e com maior nível de proteção em relação as máscaras de tecido caseiras.
Nestes casos, podem ser recomendados três tipos de máscaras: as máscaras com cinco camadas de tecido, as máscaras cirúrgicas tipo 1 e as máscaras com dupla camada de TNT. Esses tipos de máscaras elevam o nível de proteção para 90%, o que é fundamental para quem está lidando com pessoas diariamente, sem saber se estas estão infectadas.
Gostou deste artigo? Confira também: Máscara de Tecido personalizada uma forte aliada nas vendas.